sexta-feira, 22 de abril de 2011

Estórias II - Da condição de ser benfiquista


Este texto era para ser lançado aquando da ida a Dublin para ver a final da Liga Europa mas depois da noite de 4ª feira achei que era a altura ideal para o lançar.

Corria a época de 94/95. O Benfica tinha sido campeão no ano anterior, depois de dar seis em Alvalade, tinha ido às meias-finais da Taça das Taças, tinha contratado aquela que parecia a melhor equipa técnica do mundo, tinha-se reforçado com o melhor guarda-redes do mundo e tinha comprado um avançado de renome internacional. Eu tinha 12 anos e ia entrar para o 7º ano de escolaridade. Já tinha as mínimas noções da vida... Ou pelo menos devia ter.

À 4ª jornada, o Benfica deslocou-se a Leiria para defrontar o União local: uma equipa cujo nome, até então, eu só conhecia dos sorteios da Taça de Portugal, do Elifoot e por ser, à data, treinada pelo pai de uma amigo meu. Estavam, portanto, reunidas as condições para que tudo o que fosse menos do que uma vitória do Benfica por 5-0, fosse derrota.  

Nessa noite, o Benfica não deu cinco. Nessa noite, mais ou menos aos 80 minutos, num canto, o Kimmel cruzou, o Luís Miguel cabeceou ao primeiro poste e o Leiria fez 1-0. Nessa noite o Benfica perdeu e começou a ganhar embalo para uma das suas piores épocas de sempre. Nessa noite o Benfica começou um pecúlio de anos em que se tornou banal perder em casa com o Gil Vicente (95/96), o Gondomar (02/03) ou o Beira-Mar (03/04). E eu, que tinha 12 anos, andava no 7º ano e já tinha as mínimas noções da vida, chorei.

Esta 4ª feira não chorei: os anos 90 deram-me calo em termos de derrotas do Benfica. Mas que foi dos jogos mais duros desde essa 4ª jornada de 94/95, isso é verdade. Tão duro que nem deu para ficar chateado... só deu para ficar triste.

1 comentário:

Eugénio disse...

Acredito q te tenha custado perder este na mesma medida em q me agradou ganhá-lo.. era 2h00 e ainda não conseguia dormir por ter o coração aos saltos ( apesar de ter o alarme pras 5h00 para trabalhar a 5a de pascoa )