quarta-feira, 20 de abril de 2011

Em defesa do que fazemos - II

Obviamente tudo isto leva tempo. A dispensa de uma "pílula do dia seguinte" leva tempo (o que for necessário em cada caso... Aquilo não é pôr-lhe o smartie na boca "e 'tá a andar"). Conversar com um utente que precisa de ajuda leva tempo. Garantir a segurança de uma dossette-box leva muito tempo (de 100 por mês leva ainda mais). Dispensar um medicamento correcta e seguramente, em Inglaterra, leva tempo. Dispensar 500 por dia leva muito mais. E nestes e em todos os outros mil processos que nos passam pelas mãos, na LP0180, a segurança do que estamos a fazer é a coisa mais importante. Demore o que demorar. Fulo ficava eu se a queixa tivesse a ver com erros de dispensa ou com problemas clínicos. Isso é que faria de nós incompetentes... E mais, eu sei que o tempo que levamos nem é muito comparado com o que há para fazer. E isto só é possível porque aquela equipa é boa, muito organizada e dá o litro.

Mas por um lado eu até compreendo as pessoas que se queixaram pois não sabem, nem têm de saber, como funciona uma farmácia. Não estou chateado com elas, só acho que deviam ter tentado falar connosco antes de se queixarem e eu teria todo o prazer em convidá-las a passar umas horas ou uns dias na farmácia, para verem e perceberem tudo o que fazemos. Sei  que mudavam imediatamente de opinião.

Mas se por um lado compreendo as pessoas, já não compreendo, não aceito e fico doido é com a atitude da Lloyds que, sabendo da notícia que ia sair, enviou uma resposta de merda para o jornal. E mais, pediram-me para dar a minha opinião sobre a resposta antes de a enviarem; eu disse-lhes por mail que aquela resposta era uma merda, que não defendia em nada a empresa e, pior, que não defendia em nada a imagem daqueles que ali trabalham e dão o couro pela Lloyds; mando-lhes um parágrafo que queria que acrescentassem e os gajos dizem-me "ah... e tal... compreendemos a vossa posição mas não podemos argumentar muito" e enviam a dita primeira resposta (sim... a de merda). Então, porra, não me peçam a minha opinião. Se eu a dou e vocês ignoram na mesma...

De modo que, hoje era a minha folga, mas sabendo da notícia, fui à farmácia e percebi que, felizmente, trabalho com gente inteligente e a opinião é comum a todos nós: o que fazemos, fazemo-lo bem e por isso demoramos tempo. Verdade. Somos úteis a muita gente e muita gente nos dá valor. Verdade. Muitos dos meus colegas fazem mais do que lhes compete e só por isso conseguimos fazer tanto. Verdade. Qualquer utente que queira deve poder passar algum tempo connosco e, se o fizer, ficará com uma imagem diferente da farmácia. Verdade. A Lloyds não nos defendeu e isso deixa uma grande frustração e desilução na equipa. Verdade.

Sem comentários: