sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Manual de sobrevivência perante novas oporunidades


Basicamente, já todos estivémos perante novas oportunidades. Pessoalmente, penso que tudo se resume a 4 fases:


1 - TREMES
É inevitável! Quem negar que passa por esta fase está a mentir.
Qualquer mudança radical ou qualquer oportunidade que valha a pena encerra em si um salto no desconhecido que cria em nós um medo enorme. Daí que a primeira fase que se viva perante uma nova oportunidade é mesmo a tremideira. Pensamos que não dá, que é areia demais para nós, que se calhar é melhor arranjar uma desculpa e fugir... basicamente, pensamos que não conseguimos. É normalíssimo! Por mais "leão" que se seja, ninguém consegue não passar pela tremideira.


2 - ACEITAS (no matter what)
Aqui é que a porca torce o rabo! Muita gente não chega a esta fase e deixa que a tremideira tome conta da decisão. É uma fase onde a tremideira ainda não foi ultrapassado mas que, mesmo cheios dela e ainda sem saber bem como é que nos vamos safar, damos o passo em frente e, aparentando uma dose inabalável de confiança, dizemos "Sim" à nova oportunidade.


3 - PERCEBES QUE SE OS OUTROS CONSEGUEM TU TAMBÉM HÁS-DE CONSEGUIR
É a fase simetricamente oposta à primeira. É aquela em que tomas consciência que, afinal, o bicho-de-sete-cabeças não tem tantas cabeças assim e já houve gente que o conseguiu, logo não será de todo impossível. Começas a acreditar que é possível e a tremideira começa a desaparecer.


4 - DESEMERDAS-TE
É a fase simetricamente oposta à segunda. Já aceitaste, agora não podes voltar atrás!
Está aceite, está aceite! Agora resta trabalhar "como o caneco", "dar ao chinelo", ler muito, reunir muita informação, tomar consciência do que há a fazer e meter mãos à obra. É mais ou menos como ver a terra atrás de ti a cair e ter um caminho à frente para onde andar. Só resta correr...para a frente. Já nem há tempo a perder a pensar na fase 1. Isso já foi. Agora que está aceite, não há volta a dar. É trabalhar, acreditar muito, trabalhar, não desistir, trabalhar e... quando dermos por ela está a acontecer o que queremos.
Esta é a aventura...

2 comentários:

yevgeny disse...

Por falar em Gloucester, lembrei-me de te avisar de algo que lhe calhar já vai tarde!

Sabes como se diz Gloucester?

Gloucester lê-se "Glóster"
Gloucestershire lê-se "Glóstachir"

e Já agora Edinburgh = Édinbrã

André Lage disse...

Gracias Yev. Já nos tinhamos informado mas valeu na mesma.