quarta-feira, 4 de abril de 2012

Lloyds vs Tesco - III

Depois há as pequenas diferenças.

No Tesco, depois de um incidente grave em 2008, nenhum farmacêutico pode trabalhar mais de seis horas sem ter uma pausa. Ora, ter uma hora de almoço é um luxo: desligar completamente do trabalho, sentar e comer sem olhar para o relógio ou sem ser interrompido é coisa que, excluindo as férias, não fazia há dois anos e meio. Além disso, todos os Tesco têm uma sala grande para o pessoal, com televisão e cantina. Cantina de qualidade, com comidinha fresca a ser cozinhada e ao preço da "uva mijona". Almoço com entrada, prato principal, prato self-service de salada e fruta/sobremesa por £1.5 - £2.0. Água, sumo, chá e café são gratuitos. E a comidinha tem qualidade... para Inglaterra: há sempre salsicha e batata frita, mas também costumam cozinhar um pratinho para gente normal.

Quanto ao horário, ainda só fiz manhãs, mas gosto. Acordo às 5h30m e às 6h30m já estou, em Quedgeley, à procura do Duty Manager, para lhe pedir a chave da farmácia. Até às 8h00m não aparece ninguém o que dá para dar seguimento a alguma papelada. Depois até às 12h30m trabalha-se mas quatro horas e meia seguidas são brincadeira. Às 12h30m chega outro farmacêutico e eu sou obrigado a parar porque já lá estou há seis horas. Em geral, não demoro uma hora a almoçar e aproveito o tempo em que estamos dois para fazer uns serviços com os utentes, tratar de papeladas e fazer as reuniões do dia. Às 15h30m o outro farmacêutico tem de parar (porque depois vai ficar até às 22h30m), eu volto para as receitas e quando ele regressa, às 16h30m, eu "dou de frosques". Inevitavelmente, às 23h já tenho sono.

E ao fim se uma semana é o que temos.

6 comentários:

Margarida disse...

Quem me dera esses almoços!! Nós temos uma staff room mas nada de cantina, eu costumo levar a minha comida e aqueço lá senão era só porcaria todos os dias e gastava bem mais do q 2£/dia. Fora isso parece-me q o Tesco é bastante mais parecido com a Superdrug, mais do que a ideia q tenho da Lloyds. É sem dúvida um trabalho mt mais de manager o q por vezes é bom, outras vezes nem por isso. E é 2 em 1, és manager e farmacêutico. Às vezes é mt coisa para uma pessoa, sinto eu. Mas tb tenho poucos items comparado com o q devias ter na Lloyds. Mas temos o raio dos blister packs e sou eu q os faço TODOS sozinha :/ E é este o meu grande problema com a SD: uma enorma falta de staff e agora cortaram nas rates dos locums e só vão para lá aqueles q não fazem nada (Nao tenho nd contra locums, conheço alguns super competentes mas infelizmente só me vêm parar os q não se importam nadinha com a farmacia e mandam pessoas embora..) e não contentes cortaram ainda mais no staff. Em 8,5 horas diárias estou 2,5hr sozinha fora o tempo q devia ter de break que é mito. E querem MUR's e NMS pois então.. Enfio-me na consultation room e deixo o resto ao abandono! E fzr trays e walk-ins ao mesmo tempo?.. Pronto estou mm desanimada com a falta de apoio e ainda por cima com locums q n ajudam nao vou a lado nenhum sozinha apesar do resto do staff estar a dar o melhor na mnha opiniao! É frustrante. E tnho sempre a minha RPM à perna mas dou-me bem com ela, acho q ela tb percebe a mnha posição.. fora isso tb fazemos automatic orders das rxs e outros serviços mas acho q nc irei conseguir com Boots e afins por estar de maos atadas sozinha. E nao é a fzr hrs extra q la vou cm eles pensam. Desc o deabafo! E tnh a certeza q te vais dar bem neste novo "manager" job. :)

André Lage disse...

Olha e isso de a equipa ser curta é em todo o lado. Era na Lloyds, é na Boots e, mesmo onde estou, não é muito diferente.

Das 6h30m às 8h00m e das 21h00m às 22h30m o farmacêutico está sozinho. Cobre dispensário e shop. Nas restantes cerca de 80 horas que a farmácia está aberta, tenho umas 110-115 horas de staff. O que quer dizer que é quase sempre só uma pessoa a ajudar o farmaceutico.

Companhia que pode ganhar £1.000.000 não vai ganhar £999.999

Margarida disse...

Pois eu percebo bem porque cortam nas horas mas acho demais, é um exagero. Além disso no staff q tenho só uma delas é dispensing assistant. As outras uma ta a fzr agr o buttercups e a tentar engravidar (medo pq ainda hei-de ficar com pessoas do shop floor q dão 5 pacotes de co-codamol de uma assentada se eu não disser nada) e a outra é só counter assistant. Ou seja, maior parte do q é dispensary faço sozinha e é se quero.. e para não falar q somos tb responsaveis pelos planogramas na loja e zeros e event counts e afins. Mas no fim do dia devo ser masoquista pq gosto disto. Só queria mais apoio pq acho q se podia fzr mt mais!

André Lage disse...

Stressar um bocado é bom; mostra que te preocupas, prepara-te para a acção e potencia as tuas capacidades. Só tens que te lembrar de dias coisas: 1 - stress a mais é prejudicial (tolda-te a visão, limita-te as faculdades e mostra fraqueza àqueles que trabalham contigo) e 2 - quando sais do trabalho é o teu tempo, as preocupações têm que ficar no local de trabalho.

Margarida disse...

Sim tens razão hoje o dia já correu melhor, ontem tava um bocado irritada. E nao tinha pensado q posso passar uma imagem de fraqueza, bem visto. Não vou stressar muito.. até voltar de férias :P

Eugénio disse...

Grande Luxo de trabalho que arranjaste Lage. Ter cantina e uma hora de almoço é um verdadeiro luxo na realidade da farmácia de cá.

E o horário é óptimo. Eu faço 7am-15pm numa semana e 15pm - 22h30 na semana seguinte e prefiro claramente o "shift" da manhã. Então nos dias de verão é excelente.


Quanto à discussão que se seguiu nos comentários tenho a dizer que vivo uma realidade completamente diferente. E nisso não vos invejo.

Trabalho numa farmácia robotizada. Quanto a staff temos o suficiente.
Num dia normal de semana é normal ter (meio da manhã ou meio da tarde)2 ou 3 farmacêuticos ao mesmo tempo, 2 ou 3 counter staff, e 5 a 7 dispensers ao mesmo tempo. É super ocupado, mas o tempo passa a voar e o facto de todos os dias trabalhar lado a lado com diversos farmacêuticos diferente (muitos com imensa experiência no ramo) é algo que não tem preço. (O isolamento a que o dia-a-dia da farmácia britânica leva não é benéfico.)

É de facto uma realidade completamente diferente. Neste momento ia ser muito complicado para mim mudar de realidade. Não sei se algum dia chegarei a manager, pois gosto desta posição de "clinical pharmacist". Não tenho que pensar em horários, férias de staff, queixas, etc etc, apenas em ser farmacêutico.