domingo, 16 de janeiro de 2011

Aquele "je ne sait quoi" português



Dias normais estes últimos... Tirando um cineminha aqui e ali ou uma ou outra história que nem vale os caracteres.

Ontem, por exemplo, fomos jantar fora aqui na cidade. Tivémos que aguardar por mesa porque nunca marcamos nada e aqui, em especial ao sábado à noite, todos os restaurantes estão cheios de reservas. Quando a empregada nos veio chamar, virei-me para a Vanessa e disse-lhe: "Esta senhora é portuguesa". "Mas é portuguesa porquê?" - perguntou ela. "Opá, não sei porquê... Mas esta senhora é portuguesa." - disse eu.  "Oh... és maluco". " 'Tou-te a dizer. Vais ver..." E virei-me para a senhora e perguntei: "Olhe... desculpe lá... a senhora é de onde?". "Portugal" - disse a empregada.

Não sei bem explicar como é que vi mas sabia que aquela mulher não era inglesa. Os ingleses topam-se... E aquela mulher tinha um je ne sait quoi tuga. Foi-se a ver era  ribatejana, veio para Inglaterra há em 2006, sozinha, para procurar emprego e tinha chegado a Gloucester há duas semanas.

Noutro campo completamente diferente, o entusiasmo com a Star Chef ainda não passou. Ainda hoje sabia que a Vanessa ia estar a trabalhar, então quando saí para a Sunday League deixei um peito de frango a descongelar. Cheguei, temperei o frango, juntei umas cebolas e molho de tomate, programei a máquina para carne e saí para fazer as últimas compras para as férias de Fevereiro. Cheguei quando o programa estava a acabar, lavei a cuba, fiz um arrozinho de passas e, no andar de cima, pus uns brócolos a cozer com o vapor do arroz... Opá... foi um almoço do caneco!

Agora espera-me uma longa semana de quatro dias (estou feito um burguês... quatro dias seguidos já não é para mim!) para depois iniciar a jornada que me levará 6a feira até Coimbra.

3 comentários:

Vitor Bruno disse...

Ai vens na 6ª feira borrego? e ficas ate qdo? ve se dizes alg coisa
abraço

André Lage disse...

Professor, só fico até segunda. É só aquele fim-de-semaninha do costume...

Eugénio disse...

Realmente por vezes não é muito difícil identificar um tuga.. Já o fiz de uma forma semelhante. Nunca só pelo aspecto físico, mas muito mais pelo sotaque a falar inglês, digo eu.