quarta-feira, 7 de março de 2012

Speed Awareness Course - UK vs Portugal

No seguimento desta multa por excesso de velocidade, e seguindo o conselho que na altura me foi dado, inscrevi-me num curso de Speed Awareness e hoje passei boa parte da folga a assitir ao mesmo. Paguei bom dinheiro (£75 ou £80, já não me lembro) mas, por um lado, fico sem a multa (£35) e, por outro, evito agravamentos nos seguros do carro, nos próximos anos.

Foi uma esfrega do caneco: quatro horas (!!) a falar sobre causas e consequências do excesso de velocidade e a tentar perceber as imensas diferenças que pequenas variações de velocidades podem criar. Mas independentemente da esfrega, o que salta à vista de todo o processo é uma tremenda diferença de mentalidade entre o UK e Portugal.

Para começar, por parte do poder político, a vontade de educar para prevenir comportamentos de risco, substituindo multas por educação da população. Depois, por parte dos cidadãos, o sentimento de respeito pela autoridade e a noção de que a Lei existe para ser cumprida e não que alguém os anda a perseguir. 

Em Portugal, as pessoas queixam-se que a Polícia anda "à caça à multa". Gente: a lei está lá e é clara! Se um gajo não cumpre e é apanhado, é justo que cumpra o castigo. E eu contra mim falo, que já vou em duas multas no UK e muitas vezes entro em incumprimento em Portugal. E que interessa se o radar está à vista, ou escondido atrás de uma árvore? Se a Lei for cumprida, o radar até pode estar a fazer o pino, que o condutor não tem de se preocupar. 

1 comentário:

Eugénio disse...

Estou bem arrependido de não ter optado pelo curso quando me foi proposto. Aprendi.

Ouvi uma descrição semelhante à tua sobre o que se passa durante o curso