quarta-feira, 1 de junho de 2011

Maximização de investimentos

Não sei se já aqui o escrevi alguma vez mas a Vanessa acusa-me, amiúde, de ser agarrado.

Ponto 1: no que diz respeito a lazer, viagens, jantaradas, amigos e família não sou agarrado. Sou gastador.
Ponto 2: no resto não sou agarrado. Sou selectivo, procuro a melhor relação qualidade/preço e gosto de maximizar os investimentos. Vamos a um exemplo prático.

Hoje, embora estivesse de folga, acordei relativamente cedo para ir a dois centros de saúde falar com umas pessoas. Aproveitei e fui pôr as camisas do mês a passar a ferro, dei um jeito à casa, fui cortar o cabelo e fui comprar uns sapatos para trabalhar. A loja tinha umas coisas porreiras e acabei por comprar dois pares: uns para trabalhar, outros para os dias de lazer. Conclusão: gastei £130.

Às 14h30m, estava de regresso a casa para ver um filmezinho e aproveitar o resto da folga. Antes disso, porém, fiz um café e fui bebê-lo para perto dos barcos e das gaivotas. Estava eu a beber o dito quando abro o mail no telemóvel e vejo uma mensagem da Vouchercodes (empresa que semanalmente me envia descontos em várias lojas e restaurantes do UK). Entre os 20 melhores descontos da semana lá estava, em quarto lugar, 10% em compras nas Clarks (onde tinha acabado de gastar £130).

Fiquei verde por um minuto e depois pus-me a fazer contas. Ora bem, eu vou demorar vinte minutos a ligar o computador, descarregar o voucher, passá-lo para a pen, ir a uma papelaria imprimi-lo, ir ao centro da cidade devolver os sapatos, comprá-los de novo, no mesmo minuto, com o voucher e regressar. Isso são vinte minutos de trabalho para fazer £13 limpas. É o mesmo que fazer £39 limpas numa hora. O que significa mais ou menos uma rate de £60 numa hora de trabalho. É uma rate muito boa.

E assim fiz... Logo vou explicar à Vanessa a situação. Ela vai dizer que sou agarrado. Opiniões.

4 comentários:

Eugénio disse...

lol

Teria feito exactamente o mesmo. Este post diz-me bastante na medida em que faço muitas vezes as mesmas contas que tu: Isto dá x £ por hora de tempo perdido.

Além disso considero ter uma atitude semelhante perante o gasto de dinheiro. Jamais pago por estacionamento quando posso estacionar grátis tendo que para isso andar 5 minutos extra. Outro exemplo, após fazer compras no ASDA podemos ir online e introduzir os detalhes do talão das comprar e automaticamente ficar a saber se foi mais barato do que o que seria em qualquer outro supermercado. Caso não seja 10% mais barato podemos imprimir um voucher com essa diferença. Já imprimi um voucher de £1,03 e outro de £0,35. Obviamente que requer organização e "trabalho", mas é dinheiro que doutra forma seria desperdiçado de uma forma que me incomoda. A mesma coisa na compra de viagens e férias, procuro sempre poupar, inclusive pagando grátis os voos na Ryanair. Ao mesmo tempo que faço coisas destas também, e por falar em cortar o cabelo, dou sempre 2 ou 3£ de grojeta ao barbeiro, ou pago 10£ mês para uma instituição de caridade.

Anónimo disse...

Quem sabe o quanto lhe custa a ganhar cada centimo tem uma boa relação com o dinheiro, por isso se umas certas pessoas tivessem essa "noção" seríamos hoje um país (PORTUGAL) bem diferente eu também assim penso e procedo.
velho LAGE abraços

Nuno Gabriel disse...

Tudo isto é, claramente, resultado da Fantasy League...ehheheh

És o maior!

Ao menos que os sapatos sejam qualquer coisinha...sem ser de bowling, golf ou mesmo de palhaço!:)

André Lage disse...

Já sabes que de um sapato meu há que esperar o pior.