sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Os nativos


Um mês de contacto com os ingleses já deu para tirar algumas conclusões sobre este povo e para ficar chocado com outras tantas. Eis, pois, aquilo que por aqui encontrámos:

Povo simpático e educado - Ovelhas ranhosas há em todo o lado e isto não são só santos, mas, no geral, isto é um povo simpático e muito educado (têm, por exemplo, o hábito de agradecer ao motorista do autocarro cada vez que saem do mesmo).

"Pontualississíssimos" - 17h00m são 17h00m. Não são 16h59m, nem 17h01m. Ponto a favor do UK, que nisto eu também não gosto de facilitar.

Habituados a uma uma sociedade multi-cultural - até agora já trabalhámos com duas farmacêuticas espanholas, uma italiana, uma polaca, um indiano, uma chinesa, um paquistanês, já convivemos com o tuga do restaurante e cruzamo-nos diariamente com católicos, protestantes, muçulmanos, brancos, pretos, mulatos, altos, baixos, louros, morenos... Para eles já é normal ter gente de todo o tipo a passear pela rua. E isto é só uma cidade pequena, imagino o que será Londres.

Pouca vontade de trabalhar - Há muita gente que só trabalha em part-time (só umas horas por dia ou só uns 3 ou 4 dias por semana). Aliás, esta aversão ao trabalho, pode ser também uma das razões pelas quais há tanta procura de farmacêuticos por cá. É que eles não estão para estudar nem para se sujeitar à pressão do lugar, preferem um lugar onde não tenham que fazer tanto. O tuga agradece! Outro dos exemplos desta quase preguiça é que almoçam sandes todos os dias (acreditamos que seja para não terem trabalho de cozinhar o almoço).
a
Super-defensores do que é deles - Regra Nº1 - O que é Inglês é que é bom. Regra Nº2 - Se não for inglês: ver regra Nº1. Olham de lado para tudo o que não for deles. Bastava que os portugueses tivessem só metade da auto-estima e confiança neles próprios que estes gajos têm, para termos saído da cauda da Europa há muito tempo.

Relutantes à mudança - Como corolário do ponto anterior, tudo o que implique mudar hábitos é um castigo.
a
Não sabem o que é café um de jeito - Já nos queixámos desta, mas continua a ser incrível. Não sabem o que é um expresso. Bebem meio litro de uma água suja, muito fraca, à qual gostam de juntar tudo quanto são chantilys, marshmallows, canelas, bolachas e bem lá no fundo um bocado de café.
a
De fazer impressão - Duas coisas que nunca tinhamos visto e que ainda nos fazem um bocado de confusão. 1- Mulheres muçulmanas de burka na rua (sim, daquelas que só mostram mesmo os olhos). 2 - Pais que passei os filhos pequenos com uma trela (sim, como a dos cães, com travão e tudo para carregar se eles fugirem).

2 comentários:

Anónimo disse...

Então primo, hoje já é dia 4, quero mais novidades...
Estou a adorar o teu blog.Beijinhos Jacky

Silvana Martins disse...

Olá.
Sou estudante de Ciências Farmacêuticas e comecei recentemente a seguir o teu blog.

Passear os filhos "de trela" é algo que via muito quando trabalhei no Aeroporto de Faro; apesar de fazer impressão porque é algo que nós não fazemos, uma coisa é certa: não há filho que se perca assim.

Felicidades