
Uma das preocupações que tínhamos quando viémos prendia-se com o custo de vida no UK: uns diziam que era caríssimo, outros diziam que nem por isso. Até ao momento eis as conclusões a que chegámos:
Casas - Ponto Portugal. Rendas ligeiramente mais caras no geral... mas a opinião poderá mudar quando voltarmos a procurar já que, de momento, estamos numa zona moderna da cidade e se calhar se formos para os arredores arranjamos, sem grande dificuldade, melhor e com o mesmo conforto.
Televisão e net - Empate. Muitas companhias diferentes a oferecer os serviços (Virgin, 3, BT, Sky,...) mas os preços acabam todos por ser muito semelhantes aos portugueses: TV básica por £10-15 /mês, canais codificados de desporto por £20/mês, canais de filmes ou outros pacotes de pay-per-view por £10-15 /mês, net rápida por £10-15 /mês (ou no nosso caso à pala do vizinho).
Telemóvel - Ponto UK. Oferta novamente enorme de servidores, mas desta vez com o preço a ser muito mais baixo que em Portugal. Em geral, com £10 de 3 em 3 meses falamos de borla para a mesma rede, mandamos mensagens até não ter dedos, temos skype e messenger à pala e uma quantidade de net que dificilmente gastaremos. Chamadas para outras redes a £0,10 /minuto.
Transportes públicos e combustíveis - Ponto Portugal nos transportes, ponto UK nos combustíveis. Viagens de comboio e autocarro em geral mais caras aqui. Como para já usamos autocarro todos os dias, comprámos o passe e poupamos algum. Combustíveis caros mas menos que em Portugal (não era dificil).
Carro - Goleada UK. Preços incomparavelmente mais baixos do lado de cá. Carro citadino novo ronda £5000-6000, por £7000-8000 já se compra uma gama melhor. Carro jeitoso em segunda mão £2500-3500 (há-os a partir de £1000). Com o dinheiro que se paga por um citadino em Portugal, compra-se aqui um carro de gama alta.
Comida - Empate. A carne aqui é ligeiramente mais cara, o peixe declaradamente mais caro e com menos variedade. Depois também são mais caros o vinho, o azeite e os condimentos. Tudo o resto (vegetais, fruta, massas, cereais, sumos, água, leite,...) é mais barato aqui e se comprado a dobrar ou triplicar tem em geral desconto. Muito boa é, também, a variedade e qualidade dos produtos de marca branca dos supermercados. Contas feitas, o que se paga a mais na carne e no peixe, acaba por se recuperar no resto.
Restaurantes e cafés - Ponto Portugal nos restaurantes e goleada no café. Comer fora fica, em média, mais caro aqui: duas pessoas pagam mais ou menos £25-30 para comer fora num restaurante bom. Quanto ao café é estupidamente mais caro aqui, principalmente se tivermos em conta que não vale sequer a água em que é feito. É mau demais. É uma água suja, diluída e onde eles insistem em por todo o tipo de chantily, marshmallows e toppings. Parece tudo menos um café. Espresso: em geral, desconhecem.
Material electrónico - Ponto UK. CDs, DVDs, Blu-Ray, PS3, PC, XBox... tudo mais barato aqui.
Resumindo, não é um luxo viver o dia-a-dia no UK. O pior neste momento, mas que acaba por não ter influencia directa para já (pois ainda não estamos a cambiar moeda para euros), é o facto de a libra ter caído bastante face ao euro, nos últimos tempos. Veremos como se comporta nos próximos tempos...
Esta é a aventura...
6 comentários:
Uauu!
Fizeste uma avaliação surpreendentemente acertada para quem ainda só cá vive há 2-3 semanas!
Falando mais a sério... e o preço da mini?
Falha grave da minha parte. Peço desculpa. Segue a correcção:
Cerveja parece-me mais barata em Portugal.
Ah bom!
Como sempre entraste logo a conhecer o terreno de jogo. Boa jogada.
Já agora seria bom saber o preço do tremoço e do amendoim.
Pai
Grande Lage:
E a nível das sobremesas???
A mousse?Se comeres aos montes tem desconto?
Eh!Eh!
Abraço com saudades.
Mauro Paula.
Enviar um comentário