quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Semana -2 em Burnham

Passei, então, esta semana em Burnham-On-Sea a ajudar a abrir a nova farmácia.  Estamos ainda na semana -2, o que significa que é só para abrir a 12 de Novembro e a mim, basicamente, foi pedido que fizesse o trabalho sujo.

Segunda-feira deparei-me com um buraco sujo, com umas prateleiras e dezenas de caixas de cartão por abrir. No armazém, esperavam me mais 46 caixas plásticas carregadas de stock. E comigo trazia um documento orientador de 50 páginas, outro de 100 e uma série de mails da PCT (entidade que fiscaliza e paga às farmácias) com pressupostos a cumprir. E o que me disseram, meus amigos, foi (perdoem-me a expressão): "Desemerda-te e transforma isso numa farmácia. Tens duas semanas. Começou.".

E foi o que o Tuga fez. Quase do zero. So faltou darem-me um berbequim para montar as prateleiras (provavelmente lêem o blog e sabiam que a coisa não ia correr bem entre mim e a bricolage). Tive de desempacotar tudo (computadores, dossiers, fax, consumíveis, folhetos, etc), perseguir coisas que faltavam, puxar pela cabeça, colocar etiquetas na farmácia toda, coordenar coisas com o equipa de gestão dos stocks, comunicar com a PCT, contratar farmacêuticos, promover a farmácia junto da equipa do supermercado, explicar-lhes a relação farmácia-resto do Tesco, explicar-lhes os princípios legais da farmácia, fazer visitas de charme e de divulgação a todos os centros de saúde da área, coordenar a ligação dos computadores com a empresa que trata disso, começar a espalhar o material promocional, visitar todo o staff da farmácia em cada uma das farmácia em que estão a treinar esta semana, arranjar passwords para toda a gente em tudo quanto é sistema do Tesco, estabelecer relações, atazanar a vida a muita gente e, no fim, como está tudo a andar conforme o plano, sair uma horinha mais cedo, hoje, porque já dei muitas a mais esta semana e me apetece ir jogar PlayStation.

No meio disto tudo, falta dizer que as coisas no Tesco nunca são como os documentos orientadores proclamam e um gajo tem sempre que se chatear e chatear gente para conseguir que a coisas sejam feitas. Por exemplo: ha sempre algo que tem 2 metros no documento e chega-nos à frente com 2,5 metros. E agora: Desemerda-te que é para estar pronto amanhã porque vem o Não-Sei-Quem fazer não-sei-o-quê e se isso não estiver pronto o gajo não pode fazer nada. 

E é por isso que eles gostam do Tuga: eles mandam-lhe com meias palavas e o gajo no fim apresenta um poema (e sem espernear nem andar a chatear ninguém). Claro, no fim têm que o ouvir a dizer que é craque...

1 comentário:

Eugénio disse...

Depois destes 3 anos de UK vai ser canja montares uma farmácia! E com "montar", quero dizer, meter o chão, portas, canalização, pintar etc