quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Burnham Week -1, Day 1 e Week +1

Tem sido durinho Burnham.

Na semana antes da abertura foi trabalhar até ter tudo pronto. É certo que tive a equipa de Burnham toda comigo mas também havia muito para fazer e muita gente para perseguir dado que muita coisa nunca mais chegava. Sexta-feira, por exemplo, faltava cartão SIM para o telefone, faltava fax, faltava alarme, faltava letreiro grande a dizer "Farmácia", faltava criar contas nos dois principais fornecedores, enfim... sexta e sábado foi das 08h às 21h.

No final, tínhamos a farmácia em versão "Gaja boa mas que não pode abrir a boca". Ou seja, olhava-se para ela e era vistosa. Estava perfeita, imaculada. Mais: estava pristine (adjectivo novo que aprendi no sábado e que me parece uns centímetros acima de imaculado). No entanto, não tínha "cérebro". A equipa é nova no mundo da farmácia e os dois farmacêuticos são novos no Tesco. Ou seja, estava lindíssima aos olhos mas a nível de processos não tinha nada criado, não tinha rotinas, não tinha sistemas de gestão a funcionar, não tinha quem soubesse o que era preciso fazer, não era auditável e não tinha papelada suficiente.

E foi isso que passei esta semana a mostrar aos meus colegas que, à bela maneira Tesco, foram mandados aos leões com três dias de treino. Vai daí, passsaram os últimos cinco dias a ouvir-me até à exaustão. Criámos sistemas auditáveis de gestão de stocks, de gestão de desperdício, de gestão de falhas, entrámos dentro da legalidade numa data de parâmetros, criámos uma rota de farmacêuticos patra os próximos meses, criámos a rota da equipa, promovemos a farmácia nas redondezas, começámos a ver os números crescer e amanhã já só faltam uns detalhes que acho que acabo em meio dia. 

Agora, com a quantidade de questões de gestão que recaem nos ombros de um farmacêutico, no Tesco, enviarem estes dois coitados para gerirem uma farmácia com três dias de treino (três dias esses em que quem lhes está a dar treino, está também a gerir a sua própria farmácia, em pleno mês de Novembro -  Inverno, vacinas da gripe, MURs, NMSs, email, chamadas, etc -) é a fórmula ideal para eles não aguentarem muito tempo.*

* - No dia em que eu comecei, fomos quatro a começar. Um saiu há dois meses, outro sai na próxima semana. Sobro eu e a ZamZam - uma farmacêutica indiana com jeito p´rá coisa.

3 comentários:

Pedro F disse...

Caro Lage

Sou seguidor do seu blog há algum tempo.
Gostaria de saber se tem conhecimento
de outros programas de colocação de
farmacêuticos EEA sem experiência
para além dos da Morrisons e da Boots.

André Lage disse...

Pedro F.:

1 - É "o teu blog". Não é "o seu blog". É "tens conhecimento". Não é "tem conhecimento".

2 - Desde há quase dois anos e meio que recebo contactos amiúde sobre como vir trabalhar para o UK. No último meio ano, por razões óbvias, essas mensagens têm se tornado mais e mais frequentes. Digo-te o que tenho dito a outros: a coisa não está fácil para vir trabalhar para o UK para Farmácia de oficina. A oferta de farmacêuticos aumentou bastante (mais Europeus a emigrar e mais ingleses a serem formados) de tal modo que: 1 - as companhia a estão a diminuir as rates dos locums, 2 - as companhias estão a aumentar a exigência para com todos os farmacêuticos, 3 - as companhias estão a contratar gente capaz de começar "ontem" e a deixar de investir tempo a treinar europeus.

3 - Tudo isto para dizer que neste momento não conheço ninguém que esteja a recrutar farmacêuticos da U.E.. Caso encontres algo que te permita ter treino, mesmo que seja com condições não muito fantásticas, recomendo que aproveites. O difícil é mesmo começar, é ter aquela janela de oportunidade. Depois, com trabalho, as portas abrem-se. O dificil neste momento é encontrar a oportunidade.

4 - Não penses em começar a trabalhar aqui sem treino. Os meus tempos a trabalhar na prisão acabaram por isso não te poderia ir visitar.

Pedro F disse...

Peço desculpa mas não queria ser rude. Como é a primeira vez que te abordo não queria tratar-te logo por tu. Pois, realmente trabalhar às escuras aí deve dar buraco...:) , mas obrigado pela informação.