segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Peripécias do jardim

E agora... só mais um bocadinho de choraminguinho que já tínhamos saudades. Neste momento passam-me pelas mãos os seguintes projectos: casa (inclui compra de mobília e recheio, montagem de mobília, pequenas tarefas de bricolage e jardinagem), gestão da minha farmácia, abertura da nova farmácia em Burnham, organização de uma despedida de solteiro para este fim-de-semana e pensar em algumas coisas para um casamento, onde serei padrinho, daqui a duas semanas.

No meio disso tudo, o que vale é que comigo na bricolage há sempre motivo para rir. Podia dar para chorar mas é melhor um gajo rir senão é uma chatice.

Assim, neste momento, a juntar ao que já tínhamos, agora temos também sofás (entraram à tangente), móvel da televisão (faltam-lhe as gavetas porque comprámos as gavetas erradas e o IKEA fica em Bristol), tampos novos nas sanitas (essencial), armário na casa de banho e mais uma coisa ou duas. Vai daí, este domingo, farto de olhar para o cortador de relva na caixa, resolvi que era hora de parar de adiar o cortar da dita.

Erro 1 - Tínham-me avisado para não cortar a relva quando ela estivese molhada. Ignorei. Conclusão: de 2 em 2 minutos o cortador estava todo entupido de terra e relva "coladas" à lâmina e lá tinha o surdo de virar o cortador e limpá-lo "à manápula". Além de me ter feito demorar horas ainda fez com que passado mais de um dia ainda tenha as unhas das mãos negras, mesmo depois de as lavar vezes sem conta.

Erro 2 - O fio do cortador não chega para o jardim todo e não pensei em comprar uma extensão antes. Conclusão: 15% do jardim continua a parecer a Amazónia.

Erro 3 - Tenho pouca paciência para instruções. Descubro à base da tentativa e erro. Isso a montar móveis já provou ser terrivel e no jardim também deu barraca. É que montei o cortador depois de ler apenas as primeiras 4 páginas do manual (aquelas que ensinavam a montá-lo). Não li as restantes 16... pensei: "Porra, não deve ser difícil.... Deve ser só ir em frente e acertar na relva". Errado. As rodas do cortador têm três posições diferentes, consoante a altura a que queiramos cortar a relva. Coloquei-as aleatoriamente e acabei por definir o corte mais rente possível. Conclusão: com a relva cortada tão rente e a quantidade de humidade, o nosso jardim parece o Adelino Ribeiro Novo, em dia de Inverno, nos anos 90.

Resultado final: 60% de lameado com relva cortada tipo pente-1, 25% relva mais ou menos bem cortada (porque entretanto descobri como a atura das rodas podia ser mudada) e 15% de tufos não cortados. Está tão feínho mas tão feínho que a Vanessa quando chegou a casa só conseguiu dizer: "Pensei que ficasse mais bonito". Ao que eu respondi, confiante: "Não... É da chuva. Vais ver que cresce giro." 

3 comentários:

Eugénio disse...

Esta não esperava de ti ó Lage. Então um homem que respira futebol, que joga futebol ao mais alto nível desde que começou a andar não sabe manter um relvado?

Pensei até que irias cortar com os efeitos tipo relvados dos anos 90! Para ser mais fácil tirar o fora-de-jogo.

Anónimo disse...

Mt bom!

hp

Bruno Seixas disse...

Tens um jardim com estilo :p ainda pega moda!

Compreendo-te perfeitamente, ler manuais é sempre uma tarefa chata... normalmente aposto na tentativa erro... diria que é 50/50 eficaz :p