Hoje vou escrever sobre uma questão social que é muito diferente no UK, daquilo que estamos habituados a ver em Portugal. Trata-se da relação pais-filhos.
Aqui o normal é que, no máximo, aos 16 anos um jovem comece a trabalhar. Mais: com o dinheiro desse trabalho é suposto começar imediatamente a ajudar em casa, pagando renda aos próprios pais. Mais: se quiser continuar a estudar tem de conseguir acumular o estudo com o trabalho e, caso queira ir para o ensino superior, tem de estar preparado para suportar, sozinho, os enormes custos que isso acarreta (e estamos a falar de propinas que custam, em média, sete ou oito vezes mais do que as propinas em Portugal).
É, provavelmente, por tudo isto que apenas uma minoria pensa em, terminado o secundário, seguir com os estudos. É muito difícil para jovens de 17/18 anos, trabalharem e estudarem ao mesmo tempo e ainda arranjarem dinheiro para pagar propinas, renda aos pais e os seus próprios gastos. Muitos dos que conseguem, fazem-no à custa de empréstimos bancários que depois ficam a pagar durante os primeiros cinco a dez anos de trabalho.
Já me deparei com o cúmulo de uma miúda com os parafusos no sitio (são muito poucas por Gloucester mas ainda se encontram de vez em quando), trabalhadora, dedicada, que faz uma série de horas em várias Lloyds e que anda a tentar estudar, andar à rasca de dinheiro. Tão à rasca que passa a roupa a ferro à avó e limpa-lhe a casa a troco de... esperem... esperem... sentem-se bem: £6.00 à hora. Foda-se!!! SEIS LIBRAS À HORA para andar a esfregar chão e passar a ferro. E é avó... Imagino se não fosse. E a velha nem um tusto a mais lhe dá. Pior: os pais vão para aí uma duas vezes por ano ao Egipto passar uma semana. Portanto não estamos a falar de gente que ande propriamente à rasca. E a miúda é aplicada. Dá o litro. Chego a ter pena.
De modo que, desta vez publicamente, deixo aqui um grande agradecimento a "papai e mamãe" por me terem dado as duas melhores prendas que uns pais podem dar: uma boa educação e a oportunidade de estudar. Bem hajam.
4 comentários:
E eu dou os parabéns aos teus pais por te terem educado assim. Humilde, trabalhador, um grande amigo e claro tolo da mitrola.
Isso é a serio? Que selvagens!
Sem palavras! És o nosso orgulho.
Pai e Mãe
Caro Lage, tinha um post alinhavado sobre o mesmo tema! Incrível que ia escrever algo muito semelhante ao que contas.
Tens razão, roça a crueldade esta atitude da família para com os jovens.
Enviar um comentário