sábado, 8 de outubro de 2011

Her Majesty's Prision - Gloucester

Desde há um ano e pouco, quando comecei em Longlevens, que faço a gestão de um contrato entre a Lloyds e a HMP Gloucester (aka a Prisão).

Até agora, apenas lidava com o trabalho que nos chega à farmácia diariamente: a dispensa da medicação para cada um dos prisioneiros (com algumas diferenças da dispensa normal ao público, por razões óbvias), a gestão do stock próprio da Prisão e a gestão de problemas do dia-a-dia. A partir da semana passada, passei a fazer mais: passei a fazer uma visita semanal, de três horas, à Prisão.

Durante a mesma, agarro nos ficheiros dos prisioneiros e procuro verificar se todos os registos feitos pelas enfermeiras e médicos está a ser o legalmente exigido, se há algum problema clínico relevante e se há casos de despedicio. Ou seja, além da verificação clínica, pedem-me, agora, que investigue e questione qualquer caso onde as directrizes de prescrição não estejam a ser seguidas ou onde não se esteja a utilizar o medicamento mais barato para tratar uma condição. Pedem-me também que verifique se há desperdício por excesso de prescrição (integrando a informação das quantidades prescritas, a posologia, a condição a tratar, o preço do medicamento e os dias que o prisioneiro ainda vai passar na Prisão). Finalmente, tenho de agarrar em toda a informação recolhida e tratar aquilo estatísticamente para que a Prisão receba, semanalmente, um relatório do meu trabalho.

Além disto, tenho ainda que fazer qualquer auditoria que a Prisão queira relacionada com medicamentos. Por exemplo, os gajos querem saber que percentagem de prisioneiros estão a tomar benzodiazepinas e, destes, quantos estão a diminuir a dose para serem retirados da medicação. Lá vai "o surdo", agarra em 100 ficheiros de prisioneiros, verifica o que lhe pediram, recolhe a informação, faz umas contas e apresenta-lhes aquilo numa tabela bonitinha.
  
Por fim, tenho que dar resposta a diversas tarefas que me apresentem, relacionadas com medicamentos. Por exemplo, a semana passada, pediram-me que lhes arranjasse um documento de consulta rápida para cada uma de uma série de doenças crónicas: três/quatro páginas sobre fisiopatologia, causas, factores de risco, sinais, sintomas, valores de referência e tratamento de asma, diabetes, hipertensão e mais uma ou duas. Podia-lhes ter dado para pior!

Sentar-me com os prisioneiros, a rever a medicação com eles, é algo que já me foi mencionado mas ainda não foi, claramente, pedido.

Finalizada a visita, e uma vez que o contrato de cinco anos acaba daqui a seis meses, a própria Lloyds quer eu mantenha registos de toda a actividade: qualquer questão levantada tem que ter um formulário preenchido, por mais pequena e solucionável que seja, para que eles possam provar o trabalho que o farmacêutico anda a fazer. O que faz com que, depois das três horas de visita ainda tenha de me sentar na farmácia a registar tudo o que foi feito. 

E é isto que eu tenho andado a fazer. Mais trabalho nas primeiras semanas, pois estive a criar alguns documentos que me vão ajudar. Agora é só usar esse trabalho que já alinhavei e ir lá, semanalmente, fazer o que tem a ser feito.

10 comentários:

Eugénio disse...

"directrizes de prescrição"... Já não chegava lá.... (para minha metia um guide-lines entre aspas)

Bem hajas por isso Lage.

André Lage disse...

É... Essa precisei de pensar um bocado. E registos (em vez de records) e ficheiros (em vez de charts) também não fluíram com naturalidade.

Ana Catarina disse...

Sempre a mil!! Impressionante. Nem a idade te faz abrandar :P

beijo
e cumprimentos do ppl do HP

André Lage disse...

Epá boa gente essa do HP.

Digo-te mais, Catarina, vou aí fazer uma visita no dia 24 ou 25 de Outubro. Está prometido.

André Lage disse...

Falta ali um virgula depois do "Epá".

Eugénio disse...

Reparo que a mim me falhou mais um uma virgula! Estou cada vez mais disléxico.

Nuno Gabriel disse...

Mais um passo para a presidencia de qualquer coisa...

Ana Catarina disse...

Já sabes que estamos noutra morada, certo? Não te percas. Cá estaremos.

Beijo

Mariana Reis disse...

Ola Andre! O meu nome é Mariana e sou também Farmaceutica, da FFUC. Descobri o teu blog há pouco tempo e decidi contactar-te pq ando a pensar sair de Portugal rumo ao UK. Gostava de saber, através da experiencia de quem ja aí esta ha dois anos, se a situação para um farmaceutico acabado de chegar é ainda favorável. Ou seja, se existem ainda oportunidades para quem quer começar por esses lados. Gostava tb de saber, se possível, qual a melhor forma para procurar emprego por aí.Sei que é necessario a inscrição na GPhC mas a partir daí não sei como as coisas se processam. Obrigada desde já e dscp as mil perguntas!

André Lage disse...

dasilvalage@hotmail.com

Escreve-me com as perguntas e eu dou te a minha opinião.