terça-feira, 8 de março de 2011

A luta

O último mês foi fértil em acontecimentos sociais no norte de África: anos de opressão e pobreza, aliados ao acesso a modernos instrumentos de comunicação (Youtube, Twiter, Facebook,...) levaram a que, principalmente os mais jovens, se organizassem e empurrassem os povos para verdadeiras revoluções. Como dominós, um a um, vários países têm sido contagiados...

Em Portugal, os problemas são outros mas a tensão social está (finalmente) também a aumentar. A impunidade (principal problema do país), a corrupção e o desemprego têm tornado o povo cada vez mais insatisfeito. Vem isto a propósito de dois fenómenos artísticos que não consigo deixar de destacar.

Em primeiro lugar, os "Homens da Luta": um grupo de dois irmãos, que os menos atentos poderão considerar como sendo dois desgraçadinhos que "querem aparecer", mas que são, efectivamente, dois gajos muito inteligentes e com capacidade para "abanar" as mentes. Aconselho que vejam uma entrevista do Jel ao Mário Crespo ou uma mais recente, dada na SIC, depois da vitória no Festival da Canção.

Em segundo lugar, o novo single dos "Deolinda". Sobre os "Deolinda" é-me sempre díficil escrever porque me faltam as palavras para descrever algo tão original e ao mesmo tempo tão bom. Quanto ao dito single,  que acabei agora mesmo de ver e que passo a partilhar a seguir, acho que as legendas e (principalmente) a reacção dos que assistiam ao concerto, falam por si. Hino de uma geração... já há quem diga.


Sem comentários: