quinta-feira, 20 de maio de 2010

It's part of the job - I

  

A minha chegada à farmácia onde trabalho foi um momento de tensão: a farmácia estava sem Manager há uns meses, estava estabelecido um certo clima de "nem-rei-nem-roque" e havia comportamentos instalados que eu fiz por abolir. Basicamente, fui comprando uma guerra com parte do staff. Mas as coisas acabaram por serenar, mais ou menos a meio caminho: eles viram que tinham que mudar alguns comportamentos e eu percebi que não ia conseguir pôr tudo como queria.

Nos último mês e meio, no entanto, criou-se uma nova guerra. Esta de contornos mais graves, direccionada principalmente para um membro do staff: precisamente a pessoa que está imediatamente abaixo de mim na hierarquia. Trata-se de uma jovem, mais ou menos da minha idade, com responsabilidades na farmácia mas que (e eu já tinha sido avisado para esta possibilidade quando aceitei ir para Coronation Square) abusava, de diferentes formas, do poder que tinha, em proveito próprio.

Para começar, cedo me apercebi que tinha tiques de ditadora: falava em tom de ameaça com o pessoal, usava um tom de voz agressivo e superior, referia-se a tudo na primeira pessoa do possessivo ("A minha farmácia...", "O meu staff...", "Eu...", "Eu...", "Eu...")... Quanto a isso fui tentando explicar-lhe que estava errada e que devia pensar mais no "Nós" que no "Eu" mas pouco mais podia fazer.

Até que ela começou a fazer de mim burro e, então, começámos a ter alguns confrontos. Só posso dizer que foi um mês e meio com o ambiente de cortar à faca na farmácia... Mas agora não vou escrever mais que o post já está muito grande e eu quero acabar de ver o "Inglourious Basterds" do Tarantino. Acabo logo.

Sem comentários: