quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Esmifrado

O Tesco dá aos farmacêuticos das melhores condições do mercado, pelo menos comparando apenas as grandes companhias. Mas esmifram um gajo todinho. To - di - nho.

Hoje, foi "daqueles" dias. Não vou detalhar tudo porque falar em dois MURs, dois noivos NMSs, duas EHC ou na papelada que isto envolve é chinês. Mas acreditai que, entre funções de farmacêutico, papelada de serviços, novas tarefas que a companhias mandou, mail do chefe, receitas para checar e pessoas para servir (convém não esquecer delas) foi daqueles dias em que faltou tempo e mais dois braços tinhas dado jeito. 

Mas dizia eu, foi "daqueles" dias em que, para ajudar à festa, o chefe me ligou às 10 da manhã e a primeira pergunta que fez foi "Então, André, estás bem?". Odeio que me digam isto. É a típica pergunta do típico gestor inglês a tentar construir "rapport" (ligação) completamente falso, completamente dos livros, para daí a uns segundos estar a pedir um favor ou a mandar-te trabalho. Todos aprenderam na mesma escola. E eu odeio o falso interesse que pretendem demonstrar. Preferia que ele me ligasse e em vez dos primeiros 30 segundos de conversa de chacha e silêncios incómodos me dissesse logo o que é preciso fazer.

Enfim... Lá disse. Basicamente, eu tenho um grupo de dez farmácias em que o meu chefe quer que eu faça a gestão de uma importante fonte de rendimentos: os NMS. Trata-se de um serviço que envolve alguma organização já que é feito em diferentes fases, ao longo de três semanas, com os utentes. Precisa que cada Farmácia tenha um sistema que lhe permita ter controlo sobre o ponto em que está cada utente no serviço para assim finalizar atempadamente o máximo de NMSs possível e assim gerar o máximo de lucro possível. E o que é que ele queria hoje? Até ao final do dia, um pequeno relatório sobre a situação de cada uma das minhas dez farmácias, a minha opinião sobre o quão em controlo cada uma está neste serviço, sobre que tipo de organização criaram para se manter em controlo, uma previsão de quantos novos NMS iniciariam esta semana (pergunta estupida, pura especulação) e quantos acabariam esta semana. Bom... Se o dia ia ser o que ia, pior ficou.

E comecei eu a escrever isto, porquê? Não tenho a certeza mas acho que teve a ver com o facto de serem 23h30m e eu ter aberto o mail do trabalho para ver se uma coisa que a Vanessa me enviou tinha chegado e começar a ver mails do chefe a cairem. Onze e meia! Faltam duas semanas e meia para o final do ano Tesco: aposto que o homem nem dorme!

5 comentários:

Eugénio disse...

Grande Lage,

Eles pagam bem e a horas, mas como disseste garantem que nada é dado de borla.

Farmacêutico tuga é aquela máquina.

André Lage disse...

Eugénio, quando eu sou bom em alguma coisa não tenho problema nenhum em dizer que sou. E a dar seguimento a trabalho sou bom. E o gajo já percebeu isso. Ainda hoje me mandou mais um pincel e às 16h30m estava a receber um mail com a papinha toda feita.

Da mesma forma, acredito que muito gajo que conheço seria tão bom como eu a fazer isto. Não é nada do ou mundo.

No entanto, já trabalhei com algum pessoal que, claramente, não tem: a) vontade; b) andamento ou c) organização para dar conta de todos os recados.

André Lage disse...

".... do outro mundo..."

André Lage disse...

Para que conste, quando sou mau em alguma coisa também não me custa nada dizê-lo.

E exemplos não faltam: sou um penedo em tudo que meta bricolage ('tadinho... Parece que nasci com quatro pés), quando abro o capot do carro pareço um burro a olhar para um palácio e da última e única vez que cortei a relva do jardim demorei umas duas horas, tive de tirar a relva do cortador de 3 em 3 minutos e fiz um trabalho tão espectacular que ainda hoje há sitios em que a relva está queimada.

Eugénio disse...

Eu pelo que vejo à minha volta a capacidade de organização é uma qualidade rara por estas bandas. Isso aliado à falta de vontade que também identificaste transforma algumas farmácias num caos