sexta-feira, 11 de maio de 2012

O novo projecto - I

Quando aqui chegámos, o projecto era para dois anos...

Só que os dois anos já lá vão há mais de sete meses e sair daqui não está nos planos a curto prazo. Chegámos, aliás, à conclusão que é provável que aqui fiquemos mais uns anos. Eu gosto do meu emprego, sinto-me valorizado pela minha empresa e reconhecido pela sociedade, sinto que tenho aprendido muito, sou incomparavelmente mais bem pago do que em Portugal e vou a casa com alguma regularidade. Ela também tem as suas razões e voltar a Portugal, agora, para trabalhar na nossa área é ir rumo ao desconhecido e perder muitas regalias. 

Posto isto e ficando por aqui, temos de mudar de casa porque esta, embora bem localizada, há muito que está a ficar pequena. Ora, depois da facada que levámos no início do ano enquanto procurávamos nova casa para arrendar, começou a nascer em mim o desejo de investir por estas bandas. Comprar casa, mobilá-la à nossa maneira, viver com mais conforto e um dia, quando fossemos embora, vender.

É que faz todo o sentido. Alugar uma casa maior de qualidade significa pagar pelo menos £800 por mês. São £10000 por ano. Além disso, o merdado de habitação no Reino Unido é muito grande: compram-se e vendem-se muitas casas... Há quem passe a vida na property ladder: a comprar e vender casas. E neste momento, dada a conjuntura económica, o mercado está em mínimos históricos, o que significa que as casas estão hoje mais baratas que há uns anos e (o que nos interessa) que daqui a uns anos. 

Juntando tudo isto, e depois de uns meses de pesquisa, encontrámos uma casa que nos preenche os requisitos e vamos avançar para a compra.

P.S. - Está tudo aqui. Visto por pessoas de outra área mas com a mesma ideia. Basicamente, eu quero voltar. A sério que quero. Mas também quero voltar para algo que me valorize, que exija muito de mim e que depois me pague de acordo. 
Especialmente depois de comprovar na prática aquilo em que já acreditava: que não somos superiores a nenhum povo mas que também não há nenhum povo melhor que nós. Temos qualidade para, pelo menos, nos equipararmos a qualquer estrangeiro.

7 comentários:

Nuno disse...

Amigo Lage,

O teu post é tal e qual o que se passou comigo! Eram para ser 2 anos...

Passaram a ser 4... O dinheiro que perdia em rendas era incrivel. E não queria olhar para trás daqui a 10 anos e ver que deitei fora talvez 70 ou 80 mil libras em rendas! Já para nao falar do facto de estar sempre com medo do senhorio decidir vender a casa e me por na rua! Como aconteceu...

Ao inicio só tens uma mala, mudas de casa facilmente. Depois passas a ter muita coisa que custa andar a mudar de 6 em 6 meses. Nao podes nunca ter as coisas à tua maneira, porque na verdade a casa não é tua.

Tal como disseste nesta altura os preços sao convidativos e é o que fazes de melhor!

Se precisares de alguma ajuda no que diz respeito à burocracia da compra avisa! Ate Abril tinhas usufruido do stamp duty exemption para os first time buyers. Penso que agora, tem que se voltar a pagar, o que significa 1% do valor da compra da casa. De qualquer forma compensa, pagas a tua casa, fazes um bom investimento porque voltar ao nosso país não pode ser para já...

Um grande abraço e vê se vens cá fazer uma visita!


Nuno

André Lage disse...

Nuno... pá!

Só para confirmar... és o "Cuco", certo? Ganda "Cuco", pá! Temos que fazer uma jantarada, em Portugal, com a velha malta que deixaste em Farmácia.

Se não fores o "Cuco"... eu sempre tive este jeitinho com as pessoas...

Cuco disse...

"Cuco"? Quem é esse gajo?

Sou eu mesmo! :D Isso era uma boa ideia sim senhor, já não vejo essa malta faz tempo!

Tens que vir ca a Bristol fazer uma visita, nao tas longe! Agora que vem aí o Europeu, era sempre bom ter alguem com quem discutir os jogos, já que a "Maria" percebe pouco! ;)

Grande abraço amigo!

"Cuco" (Assim já nao tinhas visto quem era eu facilmente)

Cuco disse...

"Cuco"? Quem é esse gajo?

Sou eu mesmo! :D Isso era uma boa ideia sim senhor, já não vejo essa malta faz tempo!

Tens que vir ca a Bristol fazer uma visita, nao tas longe! Agora que vem aí o Europeu, era sempre bom ter alguem com quem discutir os jogos, já que a "Maria" percebe pouco! ;)

Grande abraço amigo!

"Cuco" (Assim já nao tinhas visto quem era eu facilmente)

André Lage disse...

Epá... essa ideia do Euro é boa. Também nos custa vermos os jogos da Selecção sozinhos. Se quiseres combinar alguma coisa, pega aí:

Dia 9 - sábado não trabalho. A patroa trabalha mas está despachada e pronta às 19h00m. O jogo é às 20h45m.

Dia 13 - estou a trabalhar e ainda bem que me lembraste do Euro. Vou ver se mudo uns turnos e contrato um gajo para me fazer esse dia. Andei a dormir e não pensei no Euro.

Dia 17 - estou em Portugal.

Quartos de final, meias finais e final - A sorte protege os audazes... Calhemos em que dia calharmos trabalho das 06h30m às 16h30m, e os jogos são às 20h45m. Portanto, não perco um jogo. Assim lá cheguemos.


O meu número é 07988182308. Se quiseres levar essa adiante diz qq coisa. Se não, tranquilo na mesma.

André Lage disse...

Atenção que dia 9 a patroa pode acelerar um bocadinho porque já vi que os jogos são às 19h45m.

Nuno disse...

Podemos combinar entao qualquer coisa para o dia 9!Parece-me bem!

Dia 13 é às 17h creio eu.

Dali para a frente, com um bocado de sorte pode ser que nos safemos!

Eu dou-te uma apitadela para o telemovel este fim de semana!

Grande abraço!