quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Easy money

Este é um post tirado quase a papel-químico de um outro do "Migrant Script" mas como se trata de algo que me diz muito, resolvi fazer uma versão. 

Basicamente, custa-me acordar de manhã para ir trabalhar e, pensando nisso, gosto de tirar o máximo proveito do trabalho que faço. E no UK há várias formas de potenciar o dinheiro ganho a trabalhar: sejam descontos, vouchers, oportunidades ou, neste caso, potenciando ao máximo o sistema bancário. Pois bem, hoje passei o dia a ganhar dinheiro tirando o máximo proveito dos bancos.

Desde que cheguei já abri seis contas: uma corrente; outra corrente onde, se depositar £1000 por mês, me dão £5; três ISAs (depósitos até um máximo anual em que os juros não pagam impostos) e um depósito fixo a 1 a ano. Mas tudo no mesmo banco, o Halifax. Desta vez, andei a investigar quem andava a oferecer melhores condições nas contas corrente e descobri que no Santander estavam a dar £100 a quem mudasse para eles por 12 meses, mais 5% sobre os primeiros £2500 (caso se tenha um ordenado superior a £1000), tudo isto, obviamente, sem custos de manutenção.

Depois, o Santander ainda tem uma poupança até um máximo de £300 por mês em que dá mais 5%. Ou seja, assim que o ordenado cair na conta corrente, é só agarrar em £300, mexê-las e pô-las a "trabalhar" esses 5%. Depois é agarrar em £1000 do ordenado, mexê-las e ir sacar as £5 da conta corrente do Halifax.

E depois temos as poupanças. Por aqui, e provavelmente em qualquer país do mundo, não faz sentido ficar agarrado a um banco. Daqui a sensivelmente um mês, inicia-se um novo ano fiscal: há contas do ano anterior a maturar e uma nova allowance para investir em ISAs, sem pagar impostos. Aí, vê-se o mercado. Quem estiver a dar mais para receber o meu dinheiro é que o leva. Se for o Halifax, é. Se for o Santander, é. Se não for nenhum deles, não é. Os bancos fazem muito dinheiro por ter acesso ao nosso. É no mínimo justo que o entreguemos a quem nos devolver a migalha maior.

Resumindo, só para o caso de hoje e não falando em poupanças nem cartões de crédito, num ano são: £100 (por abrir a nova conta), £125 (por lá manter saldo de £2500 e depositar o ordenado), £60 (que se continuam a ir buscar ao Halifax) e mais qualquer coisa por fazer a poupança dos £300 no Santander. Será qualquer coisa como £300-£400 / ano. 

E perguntam, fico rico com este trabalho? Não. Mas além de me pagar umas idas a Portugal dá-me a sensação de que estou a potenciar um pouco mais o sacrifício por que passo todas as manhãs.

P.S. - http://migrantscript.blogspot.com/2012/02/brincar-aos-bancos.html

4 comentários:

pedro disse...

alguem me sabe dizer o que é bank giro credit(BCG)?
é que tenho uma quantia indevida na minha conta proveniente de um empregador e a descriçao do movimento vem com essa denominaçao.
Fui pago por cheque e sobretaxado por nao ter o nin mas fizeram-me tambem uma transferencia bancaria que envolve o valor total sem qualquer taxa aplicada e com a referencia (BCG)
..nao percebo nada destes bancos..

André Lage disse...

Pelo que estive a ler o BCG é um sistema de transferência de dinheiro, hoje quase em desuso (entretanto substituído pelas transferências electrónicas BACS). Penso que não influencia em nada a qualidade do dinheiro. Apenas indica o modo como foi transferido para a tua conta.

Mas confirma pois só pesquisei cinco minutos.

pedro disse...

Obrigado André!
vou esperar para ver o que acontece mas espero que se tenham enganado e me tenham pago duas vezes,lol
acho muito estranho porque o valor que me foi pago por BGC(e nao BCG como referi no primeiro post) nao tem qualquer desconto e nem o deveriam ter pago uma vez que me entregaram o ordenado em cheque..
conclusao..tenho na conta umas libras(bastantes)a mais que nem sei se lhes posso mexer ou nao..

Eugénio disse...

20 valores caro Lage.