domingo, 26 de fevereiro de 2012

CPDs

Eu já sabia que o General Pharmaceutical Council andava a pedir os registos de CPD (Continuing Professional Development) a muitos farmacêuticos do sudoeste. Pois bem, no regresso ao UK, cá tinha à minha espera a cartinha dos "meninos" a dizer que tenho até fins de Março para submeter os meus registos.

Basicamente, aqui os farmacêuticos são obrigados a fazer aprendizagens regulares como forma de renovarem os seus conhecimentos e têm de manter um registo dessas mesmas aprendizagens. Os temas sobre os quais decidem aprender e a forma como o fazem é completamente livre e ao seu critério. Só têm é de as fazer e manter um registo a explicar o que decidiram aprender, porquê, como é que isso os beneficiou, como é que isso beneficiou aqueles com quem trabalham e no final fazer uma auto-avaliação do que fizeram.

E, bem vistas as coisas, quase tudo pode ser CPD desde que devidamente justificado. Desde ler a lei quando há uma mudança relevante, até aprender sobre novos medicamentos que apareçam no mercado, ou tirar cursos para estar habilitado a fazer novos serviços na farmácia, ou ensinar algo à equipa ou criar novos mecanismos de gestão no dia-a-dia...  Tudo. Só tem é que depois se criar uma entrada de CPD e manter um registo arrumado das aprendizagens feitas.

No mínimo, têm que se ter nove entradas por ano. Como chegámos em 2009 e desde Novembro desse ano que estamos registados na autoridade reguladora, devemos ter de apresentar no mínimo umas 21 ou 22. De modo que a malta aqui de casa anda, agora, a organizar o que tem, para submeter tudo até fim de Março. Dá mais que tempo.

P.S. - Escusado será dizer que eu tenho, até ao momento, 18 entradas e que, mesmo comigo a alertá-la regularmente para fazer CPDs, a Vanessa fez a semana passada a primeira. E escusado será dizer também que ela vai ter que se "desunhar" sozinha porque eu também perdi tempo de lazer para ter o meu registo organizado. 

1 comentário:

@nita disse...

Eu compreendo mt bem a Vanessa...