quinta-feira, 14 de abril de 2011

Farmacêutico Português no Reino Unido - Relatos de uma experiência


Há um ano, numa ida a Coimbra, fui à Faculdade para falar com um professor sobre umas ideias que tinha na cabeça. Não encontrei esse professor mas encontrei outro com quem acabei por ficar, largos minutos, à conversa sobre a experiência de viver e trabalhar no UK: motivações, dificuldades, diferenças,... Na altura, ele perguntou-me se eu gostaria de algum dia partilhar aquela conversa com mais gente e eu disse que o fazia com todo o gosto.

Da última vez que estive em Coimbra, estive com malta farmacêutica que não via há anos e a conversa acabou por ir dar ao mesmo. No fim, perguntaram-me se eu não pensava em um dia partilhar aquilo com mais gente. Cheguei a casa e mandei um mail ao tal professor a perguntar se ainda se lembrava da nossa conversa anterior e se achava que a FFUC gostaria mesmo que fossemos adiante com a ideia.

Mail para cá, mail para lá e a coisa está agendada há um mês: vou falar à Faculdade de Farmácia, na minha próxima ida a Coimbra. Será  uma conversa que não sei se será para cinco, para dez, para vinte ou para cem pessoas e que terá lugar no dia 28 de Abril, pelas 17h, na FFUC. Chamar-se-á "Farmacêutico Português no Reino Unido - Relatos de uma experiência". 

Se alguém quiser conhecer a personagem, quiser ouvi-la a falar sobre este ano e meio de UK ou, simplesmente, não tiver nada melhor para fazer numa 5ª à tarde - pobre alma! - penso que não me excedo se disser que pode aparecer. Aí fica o anúncio:

http://www.uc.pt/ffuc/noticias/seminario_farmaceutico_portugues_no_reino_unido

P.S. - Não tenho nada a ver com a escolha da foto do link acima. 

13 comentários:

Eugénio disse...

Ah grande Lage! Qualquer dia ganhas a vida a fazer palestras!

Por acaso numa das vezes que passei pela faculdade tive uma conversa semelhante com um prof que sugeriu o mesmo. No meu acaso a ideia acabou por cair no esquecimento

André Lage disse...

Manda-lhe um mail, pá. Vais ver que a tua faculdade também te quer ouvir. Tu entao, que por cá andas há mais tempo, deves ter ainda mais coisas para partilhar.

Di Go disse...

Olá! Sou estudante na FFUP que acabará o curso já no próximo ano e está a ver as coisas muito mal paradas por cá.
Gostava muito de assistir a essa palestra...mas tá difícil (além de ser longe tenho aulas práticas difíceis de compensar).
Não haveria possibilidade de gravar o acontecimento...e disponibilizar?

Tomando a liberdade de me meter na conversa, deixo um apelo ao Eugénio!
Padece-te dos teus conterrâneos colegas e vem cá também à FFUP contar os teus feitos! Não custa nada dar um saltinho de Braga ao Porto...

Margarida disse...

Em princípio podes contar cmg ;) Apesar de já me estar mais ou menos familiarizada com o processo acho que me pode ajudar.. a ver se é desta que vou para o UK!

André Lage disse...

Diana: acho que não tenho meios para gravar a conversa e, mesmo que tivesse, uma gravação nunca é a mesma coisa. Dica: chateia o Eugénio.

Margarida: diz à Anabela que vai estar, em Coimbra, o Zé Carlos.

Anónimo disse...

Sou aluna da FFUC e pelo menos eu e outro amigo vamos :)

Mas de vez em quando, enquanto esperamos pela mítica aula de química farmacêutica, ouvem-se pessoas a dizerem que querem ir!

Até Abril*

Eugénio disse...

Seria realmente interessante que a Vanessa falasse na segunda parte da palestra...

O pessoal ia sair de lá confuso.

André Lage disse...

Grande Eugénio: não indo ela, cabia-me a obrigação de fazer pelo menos uma referência às dificuldades de adaptação. A todas: às iniciais e às inultrapassáveis. Não me esqueci disso. Olha, logo mando te o PWP que vou usar para dares uma vista de olhos.

Eu no Reino Unido disse...

Eh lá...
Parece uma coisa importante...

Anónimo disse...

Olá Dr. André!! Soube da sua aventura!!! Uma grande mudança... Desejo-lhe sucesso e sorte!! Vc é um ótimo profissional e tive a sorte de cruzar o seu caminho, aprendi muito ctg e com todos da Farmácia Machado!! Não sei se vc lembra de mim, mas creio que meu português me entrega... :P Um grande abraço!!

Anónimo disse...

Estive presente na magnifica palestra que deu na FFUC e não queria deixar de agradecer pelo entusiasmo e motivação que deixou a todos.

Cumprimentos e boa sorte para o futuro

Anónimo disse...

Pena que não fo em Lisboa se fosse teria ido.
Mafaldinha

Anónimo disse...

Boa tarde. Estava à procura de informações no que consistia ser Farmacêutico no UK e dei de caras com este blog!

Tenho tantas dúvidas nesta cabeça... Seria possível trocar algumas impressões por mail? Obrigado, Catarina