quinta-feira, 31 de março de 2011

Adrenaline junkie?

Continuo a adorar trabalhar para um grande companhia.

A semana passada esteve na branch a nova Area Manager - o Wayne foi trabalhar para o Head Office em Coventry - para fazer a minha Performance Review de 2010 e estabelecer o meu Personal Development Plan e os targets da branch para 2011.

Em português: foi basicamente aquele momento do ano em que parámos, olhámos para trás e vimos o que melhorou e o que ainda tem que ser melhorado na farmácia. Celebrámos os sucessos do ano, falámos de coisas que se podem fazer melhor, estabelecemos objectivos a curto, médio e longo prazo... e com tudo isto a empresa renovou-me a motivação.

Hoje foi o Manager's Forum da Area. Basicamente, é a forma que a empresa tem de nos transmitir os números do ano passado e mostrar os objectivos para o novo ano ao nível da Area (mais ou menos 35-40 farmácias) e de, ao mesmo tempo, nos pôr a discutir estratégias conjuntas para atingirmos os mesmos.

Conclusão: já tenho outra vez uma data de coisas para fazer ligadas à gestão da farmácia e aos objectivos da empresa, que vão para além do, já de si incrivelmente preenchido, trabalho de farmacêutico. Chamem-me doido, mas eu gosto.

5 comentários:

Nuno Gabriel disse...

E como foram os resultados do ano passado?

André Lage disse...

Auto-avaliacao:

- Boa integracao em farmácia nova que vivia dos problemas de nao ter manager há algum tempo;
- Criacao de empatia com a equipa;
- Melhoramento dos processos diários na farmácia com reflexo na satisfacao dos utentes;
- Capacidade para dividir pela equipa tarefas que até entao estavam apenas concentradas num elemento;
- Capacidade de integracao de novos membros na equipa;
- Criacao de boas relacoes com os centros de saude mais próximos;
- Revisoes de Uso de Medicamentos a utentes: objectivo atingido;
- Adesao de utentes ao servico de Prescricoes Repetidas: clara melhoria mas objectivo nao atingido;
- Número de itens dispensados: objectivo nao atingido;
- Venda de OTCs: objectivo nao atingido;
- Tempos de espera: acima do desejado;
- Custos com pessoal: em linha com o esperado;
- Health and Safety: dentro dos parametros da companhia ao longo de todo o ano;
- Outros elementos de avaliacao (cliente-mistério, contagens de stock, valor de stock, stock negativo, relacoes com prisao, relacoes com restantes entidades...): em linha com o esperado.

Resumo: corresponde as espectativas da empresa.

Em 2011 deve: manter boas relacoes de funcionamento da equipa, investir mais tempo nas relacoes com centros de saude, investir mais tempo na formacao da equipa, melhorar resultados da farmácia através do uso das estratégias definidas pela Área:

- MURs (400/ano)
- Adesoes a ExRx (10/semana)
- Tempos de espera (<8 minutos)
- Apostar na nova linha Betterlife para melhorar vendas de OTCs
- Health and Safety (continuar a garantir parametros da companhia)

André Lage disse...

Isto foi o que me veio agora a cabeca. Há mais formas de avaliar trabalho da farmácia. Numa próxima escrevo o resto. Agora vou acabar de ver Newells.

Nuno Gabriel disse...

E anda Portugal a exportar "gajos" destes...:)
És o maior...mas sempre TANANA!

Eugénio disse...

Se não soubesse do que falas (MUR, OTC, ExRx) ficava aterrorizado com as funções e competências de um farmacêutico no UK..

Não leves os "targets" muito a sério, são feitos com a pela consciência de que por vezes são mesmo inatingíveis